Por que alguns desenvolvem um fetiche por salto alto? Por que os saltos são sexy para homens – e mulheres? E toda essa obsessão é normal? Sim, é, e vamos explicar o porquê.

“Há um certo tipo de atitude que se exala automaticamente ao usar saltos.” — Catarina

Muitas mulheres cobiçam saltos altos de marcas como Christian Louboutin, Jimmy Choo ou Manolo Blahnik e desembolsam muito dinheiro para adquiri-los por causa da moda.

Alguns homens também cobiçam saltos altos, mas por uma razão totalmente diferente: eles têm um fetiche por salto alto e são sexualmente excitados pelas pessoas que os usam – e às vezes até pelos próprios sapatos.

Mas por que os saltos altos excitam os homens?

(Nota do editor: para nossos propósitos, o termo “mulheres” abrange mulheres binárias e não-binárias.)

O que é um fetiche por salto alto?


Um fetiche é um tipo de desejo sexual que está ligado a um item específico de roupa, objeto ou parte do corpo, e altocalcifilia é o termo formal usado para descrever um fetiche por sapatos de salto alto.

Altocalcífilos, como são conhecidos, são pessoas que têm desejos sexuais, fantasias e preferências envolvendo saltos altos.

Apenas olhar para um par de saltos altos pode excitar sexualmente uma pessoa com esse tipo de fetiche e tocar nos sapatos pode resultar em mais excitação.

A estimulação sexual às vezes também é alcançada ao usar saltos altos como brinquedos sexuais.

Um altocalcífilo pode optar por usar salto alto para gratificação sexual e pode ter fantasias repetidas sobre os sapatos.

Dra. Sarah Melancon, socióloga e sexóloga clínica do sul da Califórnia, disse que um fetiche por salto alto pode incluir muitos elementos.

Estes podem incluir (mas definitivamente não estão limitados a):

  • O design do sapato
  • Como fica o pé de uma pessoa ao usar o sapato
  • A sensação do material do sapato
  • O cheiro ou sabor do sapato
  • O som de saltos batendo no chão 

Um fetiche por salto alto pode se concentrar especificamente nos elementos táteis do sapato – com o fetichista obtendo prazer sexual cheirando o sapato ou lambendo o material de que é feito.

Algumas pessoas com fetiche por salto alto apreciam o som que os sapatos fazem quando alguém anda com eles. Da mesma forma, o fetichista pode ficar excitado com uma situação particular na qual eles são normalmente usados.

O Dr. Christopher Jones , apresentador do popular podcast “Sex Therapy with Dr. Jones”, nos disse que alguém com fetiche por salto alto pode gostar apenas de um certo tipo de salto alto – uma cor, estilo ou marca específica – e não apenas qualquer salto alto.

Por esta razão, alguns fetichistas preferem sapatos bem usados, enquanto outros preferem sapatos novos.

Para a maioria das pessoas, saltos altos são apenas sapatos; mas para os fetichistas de salto alto que se excitam com eles, eles são muito mais.

Por que algumas pessoas desenvolvem um fetiche por salto alto?

Dr. Jones nos disse que “não há pesquisa científica que indique por que certas pessoas desenvolvem fetiches e outras não”.

“Pode ser simplesmente porque uma pessoa é atraída por uma certa aparência ou pela sensação de certos materiais” , continuou ele.

“Para algumas pessoas, o fetiche pode ser baseado em uma fantasia sexual que elas têm ou pode estar ligado a um encontro sexual muito positivo que elas tiveram no passado, mas isso não é necessariamente o caso de todas as pessoas.”

Dr. Jill McDevitt , sexóloga residente da CalExotics, disse: “Existem campos que pensam que é provável que os fetiches sejam funções de experiências fortes que foram recompensadas mais cedo na vida, como o som de um salto alto de uma garota mais velha na escola que você teve uma grande paixão.”

“Outros pensam que fetiches são apenas uma variação normal de ser humano, assim como algumas pessoas são gays e outras não, e algumas pessoas são talentosas musicalmente e outras não,” ela explicou.

Os cientistas realmente não sabem por que as pessoas desenvolvem fetiches sexuais específicos ou o que está por trás de um fetiche de salto alto – depende inteiramente do indivíduo.

Para uma pessoa, uma experiência positiva na infância envolvendo alguém que usava salto alto pode ter levado ao desenvolvimento de um fetiche por salto alto na idade adulta.

Outro fetichista, no entanto, pode achar os pés desagradáveis, um sentimento que mais tarde evoluiu para o amor por sapatos.

Por outro lado, um fetiche de salto alto pode surgir como resultado da exposição repetida a vídeos pornográficos ou revistas que mostravam pessoas usando saltos altos sensuais.

Psicologia pode ser um negócio complicado.

Há também uma teoria mais sombria por trás do desenvolvimento da altocalcifilia, ou fetiche de salto alto, em algumas pessoas que nem sempre têm as melhores intenções.

Como os saltos altos reduzem o movimento de uma mulher, ela não é tão rápida em seus pés como seria ao usar tênis.

Em saltos altos, ela se torna “presa manca”, que o altocalcífilo pode estar procurando subconscientemente.

“Alguns podem estar na dinâmica do poder de outra forma, com a sensação de que a pessoa que usa os saltos é submissa, impotente para andar com saltos enormes”, explicou o Dr. McDevitt.

Isso contrasta fortemente com as pessoas que encontram poder e domínio naquelas que se vestem de salto alto.

Quando se trata de um fetiche de salto alto, a perspectiva pessoal é tudo.

Conclusão: Para pessoas com fetiche por salto alto, a satisfação sexual vem da interação com saltos altos – seja por causa dos próprios sapatos ou porque alguém os está usando. As razões pelas quais as pessoas desenvolvem um fetiche de salto alto não são totalmente compreendidas pela ciência e podem se manifestar de diferentes maneiras como resultado de várias experiências de vida, interações e traços de personalidade.

E você, sente mais sunsual ao usar saltos? Comente abaixo!